9 Hábitos saudáveis para cuidar da sua visão2

9 Hábitos saudáveis para cuidar da sua visão

Os olhos ocupam um espaço pequeno no nosso corpo mas são tão importantes quanto os outros órgãos. Essa premissa faz-nos refletir, pois é inevitável que, apesar da sua miniatura, devemos cuidar deles por meio de hábitos saudáveis.

Ter uma boa visão não é algo que devemos dar como certo. Na verdade, depende muito de como é a sua rotina diária. Além disso, a Organização Mundial da Saúde assegura que existem 2,2 bilhões de pessoas com deficiência visual.

Isso é consequência de doenças oculares que não foram diagnosticadas ou tratadas a tempo, muito menos evitadas por meio de boas práticas. Quer saber o que fazer para ter uma saúde visual excelente? Aqui encontrará 9 hábitos para preservar a sua visão.

É verdade, diariamente deparamo-nos com situações que afetam a nossa saúde em geral e, por isso, a nossa visão não é exceção. Embora seja difícil acreditar, muitas condições surgem dos problemas mais comuns e da maneira que escolhemos para resolvê-los.

Por exemplo, o aumento da adrenalina e o stress causam fadiga ocular. A falta de sono afeta todas as funções corporais e, entre outras coisas, causa visão turva. Além disso, como outros músculos, aqueles que protegem os olhos também se desgastam com o uso excessivo.

Portanto, corrigir esses comportamentos permitirá que a sua visão seja saudável por muitos mais anos. Mesmo que seja uma doença visual hereditária, o que fizer antes, durante e depois diminuirá o impacto na sua vida.

Para começar a cuidar da sua visão, basta conhecer os maus hábitos que continuamente a colocam em risco. Agora, quer continuar a fazer o mesmo, sabendo que a cegueira pode tornar-se permanente? Como pode ver, comece por refletir sobre isso.

Então, deve ter em conta os conselhos que encontrará neste guia. Sim, está tudo relacionado com a adoção de um estilo de vida saudável. Parece complicado e até tedioso, mas o segredo é realizar pequenas tarefas para que o nosso corpo funcione corretamente. No final, todos os nossos órgãos estão conectados e a visão depende, por exemplo, do trabalho de nossos hormónios, pâncreas, fígado, etc.

Nesse sentido, após conhecer e adquirir esses hábitos, é necessário mantê-los ao longo do tempo. Repita-os quantas vezes puder durante o dia. Prepare uma rotina e verá como, muito em breve, irá executá-las inconscientemente. Os seus olhos vão agradecer!

9 Hábitos saudáveis para cuidar da sua visão

1. Mantenha um peso saudável

Ser uma pessoa clinicamente obesa é sinónimo de doença. Não apenas uma condição, mas várias relacionadas à visão. Há outras más notícias: geralmente são distúrbios oculares graves, como:

  • Retinopatia diabética;
  • Cegueira;
  • Glaucomas;
  • Degeneração macular relacionada à idade.

Portanto, a solução é manter um peso saudável. Como? Ser uma pessoa fisicamente ativa, escolher alimentos saudáveis para desfrutar de uma dieta equilibrada, adicionando vitaminas C e E; ómega-3, luteína e zinco para proteger os seus olhos.

2. Use óculos de sol

Costuma passar muito tempo ao ar livre e não usa óculos de sol? Então, está a permitir que os raios UV afetem os seus olhos. Essas radiações alteram a estrutura das suas células, causando queimaduras e lesões cujas consequências são condições como:

  • Cataratas;
  • Cancro;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Danos à córnea e conjuntiva;
  • Queimaduras fotoquímicas que produzem cegueira.

Quer evitar os danos causados pelo sol à sua visão? Use óculos para bloquear definitivamente os raios ultravioleta. Recomendamos modelos com desenhos envolventes ou proteções laterais, pois 20% dos raios UV entram pelas laterais.

3. Exame anual à visão

Sabia que 50% das doenças oculares podem ser evitadas? Por esta razão, é tão importante marcar uma consulta com seu oftalmologista para um exame oftalmológico anual. Lembre-se de que a maioria dos problemas oculares é silenciosa.

Consequentemente, você sempre acredita que é saudável. Nesse sentido, para ter a certeza da sua saúde, é iminente realizar uma avaliação completa que deve incluir:

  • Testes preliminares, como perceção de profundidade, visão periférica, visão de cores, etc.
  • Acuidade visual para determinar o quão claramente vê de cada olho.
  • Foco ocular, para verificar se os seus olhos funcionam bem juntos.
  • Imagem retiniana.
  • Teste de pressão ocular para detetar condições como o glaucoma.
  • Lâmpada de fenda para examinar todo o órgão, interna e externamente.
  • Oftalmoscopia para detetar cataratas, degeneração macular, descolamento de retina, etc.

Na verdade, esses testes também revelam sinais de outros problemas sérios que não estão relacionados principalmente à visão. No entanto, a estrutura dos olhos diz muito sobre o risco de sofrimento:

  • Diabetes;
  • Pressão arterial;
  • Cancro;
  • Níveis de colesterol.

4. Exercite-se constantemente

Ao exercício são atribuídos benefícios como saúde cardiovascular, boa imagem física e outros. A boa notícia é que a saúde visual enquadra-se nesse grupo. Não sabia? Exercitar-se continuamente ajuda os seus olhos a terem maior resistência.

O que isto significa? Evite o crescimento excessivo de vasos sanguíneos nos olhos, uma vez que são sinal de:

Por outro lado, os efeitos da atividade física:

  • Reduzem a pressão intraocular;
  • Protegem as células ganglionares da retina;
  • Mantêm o fluxo sanguíneo necessário para a retina e o nervo ótico.

5. Evite fumar

Fumar não danifica apenas os pulmões, mas também leva à cegueira final. As condições oculares associadas a esse vicio são: glaucoma, retinopatia diabética e olho seco.

Em suma, o tabaco degenera a saúde de todo o organismo. No caso particular da visão, é uma ameaça silenciosa. Após anos de dependência do cigarro, pode pensar que os seus olhos estão bem, mas a única maneira de saber é consultando um oftalmologista.

6. Proteja os seus olhos ao usar lentes de contacto

Durante quanto tempo usa lentes de contacto? Sete, oito, cerca de 10 horas por dia ou mais? É hora de avaliar como cuida da sua visão com base nos seus hábitos. Prestar atenção a isso facilitará as suas tarefas e rotinas. Estas são as nossas recomendações:

  • Não durma com as suas lentes de contacto, a menos que o seu médico recomende;
  • Evite tocar nas lentes de contacto com as mãos sujas;
  • Use a solução de limpeza indicada pelo fabricante;
  • Troque o estojo a cada três meses.

7. Proteja os olhos dos ecrãs

Existe uma combinação que não dá bons resultados: ecrãs com luz azul e seus olhos. É difícil assimilar isso porque vivemos rodeados de dispositivos tecnológicos como computadores, notebooks, telemóveis, tablets, entre outros.

Por isso, embora não recomendemos a eliminação das ecrãs, reduzir o seu uso e controlar o tempo de exposição tornou-se uma prioridade. Desta forma, evitará: fadiga ocular, dor ocular, síndrome do olho seco, irritação, ardor e ardência. Por sua vez, tente:

  • Piscar enquanto usa os ecrãs;
  • Usar uma luz mais leve;
  • Colocar o brilho do ecrã semelhante ao do seu ambiente;
  • Descansar a vista a cada 20 ou 30 minutos.

8. Tome medidas preventivas de acordo com a estação do ano

O clima influencia a saúde dos seus olhos devido à mudança de temperatura e das condições ambientais. Às vezes, as mudanças climáticas são tão variáveis quanto frequentes. Portanto, deve tomar medidas de acordo com as características da estação e até do dia.

Quando estiver frio, use óculos UV, use um humidificador e aplique colírio, pois o ar seco causa ressecamento. Contrariamente, em dias quentes, certifique-se que usa óculos de sol, chapéus e protetor solar.

9. Vá ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano

Em geral, os especialistas recomendam fazer avaliações médicas uma vez por ano. Com o oftalmologista não é diferente. A saúde ocular deve ser continuamente revista. Cumpra esse prazo se tem 40 anos ou menos e se asua visão é 100%.

Mas se é um adulto mais velho, corre um risco maior de ter uma condição ocular relacionada à idade. Então, possivelmente, após a primeira consulta com o especialista, deve comparecer com frequência para descartar qualquer perigo que afete os seus olhos.

Com esses 9 hábitos saudáveis pode preservar a sua visão sem muito esforço. Certamente, chegará o momento em que não os verá mais como norma ou obrigação. São práticos, fáceis e não exigem gastos extras que compliquem os seus compromissos diários.

Como pode ver, o mais importante aqui é estar um passo à frente das possíveis doenças oculares que podem atacá-lo. Com base nisso, avalie o que está a fazer neste momento para manter a sua visão saudável e mudar o que o está a prejudicar. Numa última análise, depende de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *