imagem de oftalmologista para noticia

Confira 5 dicas para o cuidado com a saúde ocular no inverno

Além das alergias, outras doenças podem aparecer nesta estação, como é o caso da conjuntivite alérgica e da síndrome do olho seco, por isso, apresentamos 5 cuidados que deve ter durante o inverno.


O inverno é a estação em que a incidência dos raios solares é menor, provocando a queda das temperaturas e diminuição da umidade do ar. E para cuidar da saúde ocular nesse período, manter alguns hábitos e cuidados pode auxiliar a garantir uma visão saudável por mais tempo.


No inverno, o frio rigoroso e o ar muito seco podem ocasionar alguns problemas que não vemos com tanta frequência nas estações mais quentes e úmidas. É nesse período que aparecem alergias, conjuntivites e a predominância da síndrome do olho seco. Além dos cuidados habituais, é importante proteger os olhos da exposição à luz solar e cuidar da higiene de roupas guardadas


Nessa estação, para se proteger do frio, as pessoas costumam passar a maior parte do tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar. O hábito pode acarretar no aumento de ácaros, poeira, que contribuem para o aparecimento de alergias. Assim, podem aparecer coceira e vermelhidão nos olhos, além de outros sintomas, como irritação, ardência e lacrimejamento.


Além das alergias, outras doenças podem aparecer no inverno, como é o caso da conjuntivite alérgica, causada por vírus e bactérias, e da síndrome do olho seco, quando o olho perde a capacidade de produzir a quantidade de lágrima necessária para a sua lubrificação. Por isso, procurar um oftalmologista caso apresente qualquer desses sintomas ou doenças é o mais indicado.


Confira algumas dicas do especialista para cuidar da saúde ocular no inverno:
  • Mantenha a higiene de ambientes e roupas: é importante manter a casa limpa e arejada, evitando a presença e acúmulo de poeira e ácaro. A medida contribui para evitar problemas aos olhos e alergias. Na época de frio, são usados cobertores, mantas e roupas que estão guardados no armário, por isso, é preciso redobrar a atenção com a higienização dessas peças.
  • Atenção com a humidade dos ambientes e dos olhos: com a presença do tempo mais seco, seja pela falta de chuva ou a utilização de aparelhos de aquecimento, é importante cuidar da humidade do ambiente. Deixar um balde de água nos ambientes que precisam de humidade. Além disso, realizar frequentemente uma boa higiene ocular pode evitar problemas nos olhos, como o terçol, o olho seco, a blefarite e as alergias.
  • Evite coçar os olhos: isso pode levar partículas que estão nas mãos, causando irritações ou até doenças mais graves. Se sentir coceira nos olhos, procure um médico oftalmologista para iniciar o tratamento adequado.
  • Exames oculares preventivos: é sempre importante manter a regularidade na execução dos exames oftalmológicos. A prática pode auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado antes do agravamento da condição.