LENTES E ÓCULOS PODE CAUSAR FADIGA E DOR DE CABEÇA

Lentes e óculos podem causar fadiga e dor de cabeça

Oftalmologista observa que, no caso das lentes, há ainda o risco de infeções graves na córnea, aumentando o risco de perda de visão.

Cada vez mais pessoas são dependentes dos óculos de grau e das lentes para corrigir problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros. No entanto, o uso incorreto pode causar problemas como fadiga ocular, dores de cabeça, visão turva, para além, de desconforto na visão.

Normalmente esses sintomas aparecem quando os óculos ou as lentes não foram prescritas corretamente, não estão ajustados de maneira correta no rosto do usuário ou até mesmo quando o indivíduo faz o uso de maneira relaxada e indevida.

Um dos erros mais comuns é usar acessórios que não correspondem ao seu grau, ou seja, diversas pessoas tendem a usar prescrição médica anterior mesmo que seu grau tenha aumentado. Isso pode trazer consequências negativas, além de não suprir esse problema visual.

Outro erro que as pessoa comentem, principalmente quelas que possuem graus considerados “fracos”, é não utilizar óculos ou lentes rotineiramente. A alegação mais comum é que a visão continua boa e que o grau quase não faz diferença.

Gustavo Costa, de Londrinha, explicou melhor sobre as consequências do uso errado e os cuidados que se deve ter com óculos e lentes.

O uso incorreto de óculos / lentes de contacto pode afetar a saúde ocular de uma pessoa?

Com certeza. A óptica de cada olho é única e deve ser respeitada. O uso inadequado de óculos ou lentes pode gerar fadiga muscular e até mesmo desvios nos olhos, como estrabismo ou visão dupla. No caso das lentes de contacto, há ainda o risco de infeções graves na córnea, aumentando o risco de perda de visão.

Consulte um médico oftalmologista regularmente, inclusive nas férias de verão

Consulte um médico oftalmologista. É extremamente importante e deve acontecer ao longo da sua vida. Mesmo sendo verão, não descure das idas às consultas de oftalmologia.  As necessidades e assiduidade vão depender da sua idade, histórico familiar ou presença de doenças que necessitem um maior acompanhamento. Lembre-se que a prevenção e o diagnóstico precoce de algumas doenças oculares podem aumentar a probabilidade de que o tratamento seja bem-sucedido.