Chegou a altura do ano em que vamos buscar um agasalho, um gorro e um cachecol, o frio está aí…
E os nossos olhos, como podemos proteger e como é que sofrem com o frio? Mesmo em dias com pouca luz ou sol, os raios solares continuam a incidir com intensidade, tornando-se essencial o uso de óculos de sol com lentes que possuam proteção UV. Esta escolha ajuda a minimizar os efeitos negativos da radiação e da luminosidade nos nossos olhos. Além disso, durante os meses mais frios, é comum surgirem patologias como conjuntivites, alergias e olho seco. O frio pode causar comichão ocular, sensação de corpo estranho ou ocorrência nos olhos. Para evitar as conjuntivites víricas, é fundamental higienizar frequentemente as mãos e evitar locais com pouco arejamento. Caso ocorram sintomas, as compressas frias e as lágrimas artificiais podem ajudar a aliviar o desconforto e a melhorar a lubrificação ocular. Proteger os olhos é essencial para manter a saúde e o conforto durante todo o ano.
O olho seco, é tratado tambem usando lágrimas artificiais, tendo como principais sintomas comichão, hiperémia conjuntival, visão embaciada (que melhora com o pestanejo) e fotofobia. Normalmente o olho seco tambem está associado ao uso continuo da visão de perto associado ao uso de ecrãs (telemóvel, tablet e computador).
As alergias, por sua vez, serão tratadas com colírio anti-alérgico, e ocorrem uma vez que com o frio, a diminuição da quantidade da lágrima faz com que o sistema imunológico lance um alerta de necessidade de produção de anti corpos, para proteger os olhos das agressões externas, levando assim ao aparecimento da conjuntivite alérgica.
1
Evite ambientes muito secos
Ambientes muito quentes e secos, levam ao aparecimento ou agravamento de situações de olho seco. Nesta época, o clima frio e seco, vento e poluição são factores que levam ao aumento da irritação ocular.
2
Lentes de contacto
O uso de lentes de contacto nesta altura do ano, principalmente em actividades de maior altitude com neve, podem levar a um maior desconforto que pode tambem ser minimizado ou resolvido.
Por isso, faça consultas de forma regular à sua visão, e caso surja alguma dúvida não hesite em procurar um profissional da visão.
Marque já a sua consulta connosco para ter um inverno confortável!